Copa do mundo, idéias geniais e elefantes brancos

By @Helio Chissini de Castro in

Embora a imprenssa em geral e os reclamões de plantão insistam em dizer que a África do Sul é um exemplo de como a copa do mundo não traz benefícios, eu ouvi dos locais, e vi como relatando neste post, que está começando a parecer uma inverdade mesmo que pequena. Este post inclusive é direcionado pra opiniões de um amigo, o EPX ( Elvis ), que é muito bem politizado e pode ter visões diferentes das minhas mesmo não estando por aqui.

Sim, os locais, nativos, sul africanos, CAPETONIANS, me disseram com plena sinceridade que muitas coisas melhoraram, para a minha surpresa como detrator natural da copa do mundo e seu desperdício de dinheiro no Brasil.

O que parece é que eles foram mais espertos que os desvios e corrupção natural e usaram isso a seu favor, desde como usar as "regras" da FIFA de evitar comércio ambulante em volta das áreas dos estádios até convencer o governo local que algumas ações poderiam verter em benefício financeiro simples, que no final não foi muito, mas para o povo fez diferença brutal.

O elefante branco que eu mencionei é o estádio de Cape Town, que não é muito usado. Um estádio moderno que recebe eventos eventualmente e quase nunca destes desportivos, quanto masis futebol, rugby e cricket são os esportes principais aqui. Me lembra muito o que vai acontecer com os estádios como de Manaus, mas vamos esquecer isso por enquanto e falar das coisas boas.

Eu e a Lia, como bons turistas de férias, precisavamos nos locomover, Taxi é relativamente barato aqui, e não seria um problerma não fosse o fato que ambos são muito fãs de transporte público.

É claro que Cape Town, hoje com 1 milhão de habitantes já tinha um transporte público de ônibus regular, mas precisava de um de qualidade, então linhas específicas, chamadas MyCiti Bus foram criadas especificamente na copa, e veja só, baratas e bem planejadas. Isso não seria mais do que esperado não fosse o cartão.

Primeiro, todo mundo em cidades relativamente grandes está acostumado com um cartão de ônibus ( pelo menos os que usam ônibus ), então o que tem de especial nele ? E mais, para um turista como eu?

Segundo, como isso pode fazer diferença em termos de segurança e facilidades do dia a dia ?

Bom, primeiro a foto do nosso cartão local que muitos vão entender em um click o que vou dizer em seguida:

Cartão de ônbus ?

Isso é nosso cartão de ônibus !!!

O que torna ele especial e genial ? É um cartão de débito sul-africano aceito em todos os lugares. Como turista, para mim em vez de andar com dinheiro local ou dinheiro estrangeiro e trocar no dia a dia com todas as tarifas usuais, é absurdamente confortável. Viemos preparados com cartões pré pagos em South African Rand, mas se eu soubesse deste cartão de transporte antes, nem precisaria ter feito ele. Prático, consciente e realmente útil para o povo em geral, uma maneira de que tu tenha um simples cartão pré pago de dinheiro que está em seu nome e que você pode perder e recuperar depois o cŕedito dentro, como qualquer cartão com bandeira, nesse caso mastercard. Quantas vezes eu achei que poderia ter sido útil se meu cartão de florianópolis da SETUF pudesse ser usado pra algo mais.

Enfim, isso tem enormes implicações úteis e foi causado pela copa, mas porque alguém pensou antes de fazer, o que eu ainda estou cético que vá acontecer no Brasil como resultado da copa neste ponto ( 2013 ) que chegamos, mas vamos esperar que algo similar venha e que 2014 seja um reflexo de coisas sendo feitas certas em 2013. Porque convenhamos, não temos mais como ficar reclamando o tempo todo porque de nada vai adiantar, MAS, podemos pelo menos fazer que algo bom seja tirado disso.

Abraço do Helio e da Lia ( que estão passeando tantão que mal escrevem aqui )

#Viajando, #Life, #South Africa, #Portuguese,